Blog

Saiba como planejar a reforma da sua casa em 5 passos

Se você já passou pela experiência de realizar uma obra ou reforma da sua casa, sabe muito bem a necessidade de um bom planejamento para não estourar o orçamento ou cronograma. Planejar a reforma da sua casa poderá não somente salvar as finanças como também evitar muitos transtornos com mão-de-obra e prestadores de serviços. É […]

Se você já passou pela experiência de realizar uma obra ou reforma da sua casa, sabe muito bem a necessidade de um bom planejamento para não estourar o orçamento ou cronograma. Planejar a reforma da sua casa poderá não somente salvar as finanças como também evitar muitos transtornos com mão-de-obra e prestadores de serviços.

É muito comum pessoas iniciarem a reforma não tendo ideia exata do que querem, ficam muito perdidas com as opções que a internet, jornais e revistas mostram, e assim possuem dificuldade em organizar as informações e explicitar para os profissionais o que querem, atrapalhando o andamento da reforma da sua casa.

Eu, Anderson Roberto, com mais de 12 anos de experiência em reformas, decoração e móveis planejados, vou dar uma mãozinha para você não errar mais na hora de transformar a sua casa me um lugar de paz e sossego. Vamos lá?

Eu recomendo este guia para pessoas que possuem um pouco de visão espacial, pois a ideia central é ajudar aqueles que por conta própria desejam fazer uma reforma, e por vários motivos não querem ou não podem contratar um especialista para auxiliá-los. Se for o seu caso, não hesite em procurar ajuda profissional.

Iniciando o planejamento da reforma da sua casa

1º Passo – Levantamento de dados

  • Selecione imagens da internet, fotos de jornais e revistas que você considera ideais para você. Tente agrupar imagens que possuem similaridades de ideias (se quiser, veja alguns projetos aqui);
  • Defina no máximo duas cores que poderão estar preponderando no ambiente. Exemplo: Em um projeto de quarto você poderá escolher entre mesclar o amarelo com o branco ou azul com branco;

 

  • Defina quais objetos são importantes ou essenciais para você e para o ambiente. Exemplo: Na cozinha não pode faltar o refrigerador, fogão, micro-ondas e etc;
  • Crie uma pasta (física ou digital) com as informações acima.

2º Passo – Projetando como profissional

  • Com o auxílio de uma trena (5m ou mais) meça o ambiente e tente desenhar uma planta baixa manualmente em uma folha de papel (caso não tenha prática, peça ajuda a outra pessoa com um pouco mais de prática).
  • Passe a limpo o rascunho da planta baixa informando as medidas das portas, janelas, tomadas, interruptores, registro e etc (dá trabalho mesmo!). Se souber usar o escalímetro você poderá lançar mão também. Existem alguns aplicativos de celular que podem ajudar neste processo de desenhar o ambiente.
  • Pronto? Se estiver fazendo a planta no papel tire 3 cópias ou mais da planta desenhada.
  • Sobre as cópias das plantas desenhe (ou represente) os objetos com suas respectivas medidas que você considera importante para o ambiente (sim, aqueles que você listou) dispondo-os na planta de forma a saber se caberão nos espaços.
  • Crie projetos diferentes (nas cópias da planta) até chegar no projeto ideal! (Ufa!). Use as imagens e fotos que você separou como inspiração.
  • Ou utilize um aplicativo para desenhar plantas 3D (como MagicPlan, Madrees e outros), talvez isso torne mais rápido e mais lúdico.
  • Layout definido, vamos para a próxima etapa!

3º Passo – Organizando ideias!

  • Parabéns! Você está com a base do seu projeto pronto! Nesta etapa você utilizará as imagens selecionadas para ajudar a definir melhor os acabamentos, cores e texturas para os objetos e paredes.
  • Verifique se no seu projeto você terá que incluir na reforma novos pontos de tomada, água e etc. Exemplo: Se você irá colocar uma TV em um local diferente do que estava de costume, verifique se nesta parede existe uma tomada e um ponto de antena pelo menos.
  • Crie uma lista (planilha) com todos os elementos definidos, e de preferência com quantitativos, áreas, modelos e etc.

4º Passo – Orçamento

  • Agora, com tudo definido, é sair para tomar nota dos valores dos itens listados e orçar os serviços a serem executados. Não será surpresa se você perceber que os custos levantados ficam muito diferentes do que você imaginava.
  • Coloque em ordem de prioridade os itens e serviços a serem adquiridos. Nem sempre dará para fazer tudo de uma vez, né?
  • Orçamento ajustado? Mãos a obra!

5º Passo – A obra

Reforma - Profissionais

  • Pergunte aos profissionais o tempo máximo de execução da reforma da sua casa e coloque em contrato isso! (Vá por mim, é importante);
  • Não escolha profissionais baseado somente em preço. Busque referência de outros obras, não tenha vergonha de perguntar aos clientes anteriores sobre o profissional. Dica: Peça os contato dos clientes das suas duas últimas obras.
  • Crie um cronograma de execução para que não extrapole o tempo previsto da obra.
  • Deu um pouco de trabalho chegar até aqui né? Então execute! Evite alterar o projeto durante a obra! NÃO ALTERE NADA POR FAVOR!!! (Risco alto de problema e prejuízo).

Tudo definido, é só começar e colocar a ideias em prática.

Vamos começar?

leia também

Cozinha e área de serviço transformada e reorganizada Reforma e reorganização de uma cozinha e área de serviço
Reforma de um escritório de advocacia Reforma de um escritório de advocacia, onde busco-se alinhar a sobriedade que a profissão exige com a sofisticação, beleza e requinte que ambiente merece.
Projetos Corporativos (de lojas e salas) – Vídeo Lindos projetos corporativos do projetista Anderson Roberto, onde você verá o antes e depois do projeto 3D.
Cabeceira de Cama: 7 Modelos feitas em MDF e Estofadas A cabeceira de cama é um item que possui inúmeras funções na decoração de ambientes dentre elas estão a estética, o conforto, delimitação de área da cama.

Mais Notícias

Projeto em 360° de uma cozinha compacta porém muito charmosa. Projeto em 360° de uma cozinha compacta porém muito charmosa.

  leia também Cozinha e área de serviço transformada e reorganizada Reforma e reorganização de uma cozinha e área de serviço

Projetos Corporativos (de lojas e salas) – Vídeo Projetos Corporativos (de lojas e salas) – Vídeo

Lindos projetos corporativos do projetista Anderson Roberto, onde você verá o antes e depois do projeto 3D.